(Clique na imagem para ir à página da Mideologia no Substack)
Mideologia é uma área criada para juntar um grupo de estudantes e curiosos das narrativas jornalísticas e ficcionais da mídia, no intuito de refletir e compreender os significados latentes veiculados em suas mensagens. Incluindo matérias de jornais (internet, impresso ou televisivo), ficções seriadas nas mais diversas plataformas, shows e programas, filmes artísticos e comerciais, literaturas de grande apelo publicitário, além das questões que envolvem a organização corporativa das redes sociais e o comportamento dos seus usuários, há inúmeras possibilidades de estudo neste grupo.
Ao agregarmos o conhecimento teórico de grandes e renomados autores acadêmicos ao processo prático de exame e análise desses objetos, certamente, obtemos respostas concretas e valiosas para o entendimento dos aspectos políticos, sociais e culturais do nosso país, permitindo uma melhor participação pública nos debates, ajudando-nos a evoluir como cidadãos.
Então, se você é graduando, pós-graduado ou um aficionado pelos conteúdos midiáticos, o grupo de estudo Mideologia é perfeito para você, pois aqui ele tem a intenção de:
– Analisar a produção de sentido e as representações simbólicas na mídia;
– Examinar as narrativas como um exercício de reflexão e cidadania;
– Entender os seus conteúdos e como eles atuam nas relações de dominação;
– Perceber como os filtros financeiros do poder corporativo influenciam os textos midiáticos.
Para tanto, basta clicar em contato e enviar uma mensagem com um breve histórico acadêmico ou o seu interesse no tema para que seja adicionado ao grupo e possamos iniciar as discussões. Seja bem-vindo!!