“Prosas e Contras de uma Mente Aleatória” engloba um conjunto de contos que serão publicados futuramente como livro. A coleção pretende se aprofundar nos sentimentos humanos e explorar as cicatrizes invisíveis deixadas pelos medos, receios, dúvidas, obsessões e dores da alma, mas também iluminar o prazer pela vida, captando as emoções, a felicidade e o sublime nas pequenas coisas do cotidiano.
Cada história se desenrola como um registro do quanto somos moldados pelas verdades emocionais impulsionadas a partir de representações da realidade em nossas cabeças. À medida que os personagens lutam para encontrar sentido em suas escolhas e decisões, eles são forçados a confrontar a dicotomia entre o que desejam e o que sentem que não precisam. Logo, os contos formam um olhar afetuoso e intrigante sobre como amamos, sofremos e buscamos significado em tudo que fazemos.
Ademais, pode-se dizer que esta coleção funciona como uma “meditação literária”, cuja leitura possibilita a observação de nossas próprias emoções, auxiliando-nos no autoconhecimento e na compreensão da frágil conexão universal entre alegrias e feridas. Talvez o maior prazer encontrado em suas páginas sejam as nuances filosóficas ao longo dos textos. Ao abordar as crises existenciais, os contos convidam os leitores a conviver com as incertezas do presente, abraçando a beleza e a tristeza de que não há respostas e um caminho correto, apenas decisões tomadas por paixões momentâneas.
Optei por uma prosa de parágrafos longos, sem diálogos, interrompidos por frequentes reflexões internas para permitir aos leitores um mergulho na mente dos personagens. Acredito que essas passagens introspectivas têm, por efeito, desacelerar a narrativa, criar espaço para uma profundidade psicológica e gerar aumento da tensão emocional. Além disso, essa abordagem não apenas revela os pensamentos e contradições dos personagens, mas também prioriza a complexidade humana, produzindo uma ligação íntima e duradoura com os leitores. Espero que tenham uma boa leitura!
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |